segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Educação para a Cidadania Planetária

“A preocupação ética é a preocupação pelo que acontece com o outro e pelo efeito de nossas ações. Se eu me preocupo com as consequências de minhas ações sobre o outro, significa que tenho uma preocupação ética”. Humberto Maturana

Enquanto professores temos consciência que não basta ensinar o conteúdos escolares, mas que isso, ao assumir a docência como profissão, sendo educador, assumimos o compromisso ético de formar o cidadão e Educar para a Cidadania Planetária “implica reconhecer a existência de uma comunidade global, de uma sociedade civil planetária.

A cidadania planetária supõe o reconhecimento e a prática da planetariedade, isto é, tratar o planeta como um ser vivo e inteligente.

Só podemos educar para a cidadania planetária se possuirmos uma consciência planetária.

Educar é um ato diretivo, é um ato político, por isso Implica que nos posicionemos diante do mundo.

Se quisermos pôr fim à destruição de nosso planeta, nós – a geração atual – necessitamos investigar logo se a comunicação entre a consciência humana e a planetária é verdadeiramente uma possibilidade para nós.

Neste sentido, Educar para a Cidadania Planetária depende de um processo educativo porém de um processo educativo “encharcado”de consciência.

Qual tem sido minha contribuição como cidadão e cidadã do mundo no momento que estou em sala de aula? Para ajudar o professor a tratar da Cidadania Planetária, veja a Carta da Terra, um documento que deve ser amplamente trabalhado com as nossas crianças. Veja aqui!


Veja também a história de Juca pingo d'água. Clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário